PABX IP: o que é, como funciona, configuração e fornecedores

pabx ip

O que é PABX IP?

É muito comum utilizarmos o termo PABX IP e Central Telefônica VoIP para descrever o mesmo sistema de atendimento telefônico que utiliza o protocolo IP para transmissão de voz.

Veja o detalhamento das definições abaixo:

PABX ou Central Telefônica: vem do termo inglês “Private Automatic Branch Exchange” e é uma rede de telefonia privada que oferece facilidades e recursos essenciais às comunicações de uma empresa.

IP: Internet Protocol (IP) é o principal protocolo de comunicação da internet. Esta tecnologia significa que as chamadas são estabelecidas pela internet.

VoIP: A sigla VoIP quer dizer Voice over Internet Protocolo e é uma tecnologia que permite a conversão dos sinais de voz em pacotes de dados

O PABX IP pode ser considerado um PABX moderno e ele é o principal alicerce que unifica os serviços de Voz, Vídeo, Chat, E-mail, SMS, WhatsApp e Mídias Sociais

Esse conjunto modulado de soluções são popularmente conhecidos como Plataforma de Comunicação Unificada.

 

Como funciona um PABX IP?

O PABX IP pode funcionar através de um “Appliance” dedicado ou através de um “Servidor” comercialmente disponível no mercado como Dell, HP, Lenovo, Supermicro ou montado.

Normalmente o Appliance é fornecido pelo próprio fabricante do PABX. Em muitos casos, porém, os fabricantes também disponibilizam versões do PABX em softwares no formato ISO, que permitirá instalação direta no servidor (Bare Metal), em imagem de uma máquina virtual (VM), para instalação em ambientes de virtualizações como VMWare, Hyper-V ou KVM, AWS, Azure, etc.

Neste artigo em questão, iremos detalhar como funcionaria o PABX IP em seu local e de acordo com o diagrama abaixo detalhado, cenário este, muito comum nos ambientes corporativos.

modelo de funcionamento pabx ip

Rede de dados (LAN):

O PABX IP é mais um Endpoint na sua rede de dados e, através dele, dispositivos como telefones IP e softphones enviam as requisições de registro, encaminhamento e redirecionamento das chamadas telefônicas.

Um ponto crítico para o bom funcionamento do VoIP está relacionado à infraestrutura de cabeamento.

Uma rede bem projetada irá garantir que os serviços de voz, dados e vídeo funcionem sem falhas e com a performance necessária.

Os switches de dados podem implementar recursos como QoS (qualidade de serviço) e segmentação de Vlans, de forma a permitir que o tráfego de voz tenha prioridade sobre o tráfego de dados. Outro recurso disponível no switch é a função PoE (Power Over Ethernet) e, através dele, a transmissão de energia  para alimentação dos telefones ocorrerá no mesmo cabo de rede, dispensando uma tomada elétrica para cada aparelho.

 

Operadora de Telecom (Protocolo SIP):

Com o PABX IP é possível contratar números telefônicos SIP ou SIP Trunk junto às operadoras de telecomunicações.

No mercado, esses serviços são comercializados das seguintes formas:

  • SIP Trunk com acesso próprio: A operadora irá entregar o acesso físico no cliente, garantindo a qualidade e o SLA do serviço. É equivalente à contratação de linhas digitais (E1) ou internet dedicada onde a operadora instala o cabeamento e equipamentos físicos (modens e roteadores) dentro da sua empresa.
  • SIP Trunk virtual ou conta: A operadora irá disponibilizar a conta ou informações SIP para o registro no seu PABX, através da Internet. Esse tipo de serviço dispensa o acesso da operadora dentro da sua empresa, ou seja, elimina-se a necessidade de cabeamento extra ou espaço interno para alocar os equipamentos da operadora.

 

Dispositivos

Os dispositivos podem ser um telefone IP físico ou um softphone no computador, celular ou tablet do usuário.

Pelo fato de utilizarem o protocolo SIP qualquer dispositivo utilizado pode iniciar e encerrar uma ligação telefônica ou uma comunicação multimídia dentro da empresa ou via internet.

O protocolo SIP, além de reduzir significativamente os custos de ligações telefônicas, trazem mais produtividade.

As chamadas de áudio e vídeo que hoje acontecem de forma gratuita em aplicativos como WhatsApp, Google Meet, Avaya Spaces, Skype, entre outros aplicativos, também são baseados na tecnologia SIP.

 

Como montar e configurar um PABX IP?

A instalação e configuração de um PABX IP pode variar de acordo com os seguintes fatores:

  •   Hardware Appliance
  •   Software Proprietário ou de Código Aberto

Neste artigo, podemos exemplificar em linhas gerais, como instalar um PABX IP – Software, dentro da sua empresa, seja ele proprietário ou código aberto, mas sem entrar nas particularidades específicas de cada fornecedor ou distribuição de código aberto.

Passo 1: Determinar a quantidade de usuários e dispositivos;

  • Definir a quantidade de usuários que irão utilizar a solução de comunicação;
  • Quais dispositivos da empresa serão utilizados? Notebooks, Computadores, Smartphones, Tablets e Sistemas Operacionais dos dispositivos (Windows, Linux, Androi, iOS)
  •  Há espaços comuns que irão precisar de ramais? copas, corredores, salas de reuniões, etc?

Passo 2: Definir a operadora de telefonia SIP Trunk;

  • Caso a operadora forneça o SIP Trunk com acesso próprio, será necessário abrir a viabilidade técnica de atendimento junto ao mesmo.
  • Caso a operadora forneça o SIP Trunk de forma virtual ou conta, verifique os requisitos técnicos de internet e firewall da sua rede.

 

Quais os principais fornecedores de PABX IP?

Essa resposta não é única e sempre será baseada no propósito e necessidade individual de cada empresa.

Atualmente a Agivox está trabalhando com 2 soluções que atendem à propósitos distintos:

  • Se a empresa busca redução de custo, mas não abre mão de tecnologias modernas e inovadoras

Reposta: 3CX. Fundada em 2005, quando o VoIP ainda era uma tecnologia emergente, o 3CX incorporou o padrão aberto SIP e a tecnologia WebRTC para entregar uma plataforma de comunicação completa aos seus clientes.

A sua solução contempla muitas das tecnologias mais modernas como serviços de Chat, Videoconferência, Trabalho Remoto com Apps iOS/Android/Windows e integrações com WhatsApp, SMS, MMS, Facebook, CRMs e Microsoft 365!

  • Se a empresa precisa de uma solução especializada e confiável para atendimento ao cliente

Reposta: Avaya. A Avaya é número 1 em sistemas de telefonia para pequenas e médias empresas ao redor do mundo. Presente em mais de 190 países, possui uma rede com 8 mil parceiros credenciados e detém 4.300 registros e pedidos de patentes globais.

Mais de 100 mil clientes usam e confiam na Avaya para se comunicarem. Também é referência e líder mundial em soluções de Contact Center.

 

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Somos uma empresa que visa oferecer soluções de comunicações unificadas e infraestrutura desde 2010.

Entender a necessidade de cada cliente é essencial, assim conseguimos especificar e dimensionar cada projeto de maneira individual, propondo soluções de modernas e seguras, com plataformas tecnológicas que trazem rentabilidade ao negócio.

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