PABX em nuvem: como funciona, quanto custa e quais as vantagens?

pabx em nuvem

O que é PABX em nuvem?

PABX em Nuvem é uma solução de telefonia ou uma central telefônica que utiliza o protocolo VoIP (Voz sobre IP) para transmitir o serviço de voz através da Internet.

o que é pabx em nuvem

Com o avanço da tecnologia, o PABX evoluiu dos sistemas analógicos e digitais, onde era necessário que o equipamento ficasse dentro das instalações das empresas, para sistemas virtuais ou softwares hospedados na Nuvem.

Seja o tipo de tecnologia do PABX: Analógico, Digital, IP ou Nuvem, a sua principal função continua sendo de conectar as linhas fixas das operadoras telefônicas aos ramais internos, estabelecendo o contato comercial entre diferentes empresas.

Os recursos padrões do PABX, necessidades de muitas empresas, continuam sendo de fazer, receber, transferir chamadas, serviços de atendimento automático, URA, gerenciamento da fila de chamadas, recepcionista, correio de voz, música em espera, grupos de captura, etc.

Entretanto, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para atender a demanda de um mundo cada vez mais digital como Softphones, Videoconferências, integrações API´s com CRM´s, Comunicações Unificadas, Contact Centers, Multichannel, SSO (Single Sign On), etc.

 

Como funciona um PABX em nuvem?

Para fazer e receber chamadas, os usuários do PABX em Nuvem podem usar dispositivos móveis, um laptop, PC ou vários modelos de telefones IP disponíveis no mercado, além de uma conexão à Internet de Banda Larga*.

como funciona o pabx em nuvem

As chamadas telefônicas entre os ramais da sua organização são tratadas internamente pelo PABX, eliminando os custos de ligações telefônicas, mesmo que os usuários estejam dentro da sua empresa, em home-office ou em diferentes áreas geográficas.

Somente as ligações externas realizadas serão tratadas junto com as operadoras de telefonia ou pelo próprio fornecedor do PABX em Nuvem.

* Para empresas maiores, normalmente + 30 ramais, são recomendados a utilização de Internet Dedicada ao invés da Banda Larga. Sempre recomendamos uma avaliação técnica junto à sua equipe de TI, antes da contratação do serviço de PABX em Nuvem. 

 

Quais as vantagens de um PABX em nuvem?

Uma das principais vantagens do PABX em Nuvem está relacionada ao baixo valor de investimento inicial.

Uma vez adotada a solução em nuvem, não há a necessidade de considerar a aquisição de servidores, centrais telefônicas, placas ou módulos de expansão, cabeamento de telefonia (DG), contratos de manutenção e atualizações.

Esses custos são substituídos por valores de assinaturas recorrentes, na modalidade “As a Service”, com pagamentos mensais fixos ou variáveis, dependendo do pacote de minutos contratados.

Outra vantagem está relacionada à disponibilidade do serviço. Por estar em algum Datacenter, o PABX em Nuvem pode continuar atendendo a operação mesmo com problemas de energia.

Outros defeitos no PABX local podem impactar a sua operação como equipamentos queimados, deslocamento técnico para conserto, rompimento de cabos, etc.

A tecnologia do PABX em Nuvem permite acompanhar melhor o crescimento do seu negócio, novas funções ou mais usuários são adicionados sem a necessidade de aquisição de um novo hardware.

 

Qual o melhor PABX em nuvem?

Essa resposta não é única e sempre será baseada no propósito e necessidade individual de cada empresa. Atualmente a Agivox está trabalhando com 2 soluções que atendem à propósito distintos:

  • Se a empresa busca redução de custo, mas não abre mão de tecnologias modernas e inovadoras

pabx em nuvem 3cx

Reposta: 3CX.

Fundada em 2005, quando o VoIP ainda era uma tecnologia emergente, o 3CX incorporou o padrão aberto SIP e a tecnologia WebRTC para entregar uma plataforma de comunicação completa aos seus clientes.

A sua solução contempla muitas das tecnologias mais modernas como serviços de Chat, Videoconferência, Trabalho Remoto com Apps iOS/Android/Windows e integrações com WhatsApp, SMS, MMS, Facebook, CRMs e Microsoft 365!

  •       Se a empresa precisa de uma solução e confiável para atendimento ao cliente

pabx em nuvem avaya

Reposta: Avaya.

A Avaya é número 1 em sistemas de telefonia para pequenas e médias empresas ao redor do mundo. Presente em mais de 190 países, possui uma rede com 8 mil parceiros credenciados e detém 4.300 registros e pedidos de patentes globais.

Mais de 100 mil clientes usam e confiam na Avaya para se comunicarem. Também é referência e líder mundial em soluções de Contact Center.

 

Qual o preço de um PABX em nuvem?

Os preços variam conforme a quantidade de ramais contratados. Como referência de preços, existem planos que partem de:

  •       R$ 0 para uma contratação até 10 usuários
  •       R$ 25 para uma contratação acima de 10 usuários

 

Existe algum serviço de PABX em nuvem gratuito?

Sim! A 3CX lançou recentemente a versão “nativa na nuvem” – 3CX StartUP – e pode ser adquirida para até 10 usuários através do link abaixo:

//www.3cx.com.br/central-telefonica/download/?resellerId=231500

Essa versão é gratuita para sempre e não precisa fornecer nenhum cartão de crédito. Não há custo de hospedagem, a instalação e o gerenciamento podem ser feitos pelo próprio cliente, desde que possuam algumas habilidades básicas de TI.

Os únicos custos envolvidos na solução, são as tarifas de ligações telefônicas realizadas e a contratação da(s) linha(s) fixa(s).

O cliente pode optar por obter um novo número ou trazer o seu através do processo de portabilidade numérica.

Entretanto, esses custos são bem menores pela característica da solução VoIP e, se comparados aos atuais planos de telefonia fixa convencional como a OI, Claro, Vivo, Algar Telecom, etc.

Outro ponto importante é a capilaridade da área de abrangência, com mais de 1260 localidades espalhadas pelo Brasil, entre capitais e cidades do interior.

Possuir uma solução de comunicação empresarial, que agrega recursos de trabalho remoto, é praticamente uma obrigação para a maioria dos negócios de hoje em dia.

A solução gratuita 3CX StartUP cumpre esse requisito e traz muitas outras características que podem fazer diferença para o seu negócio em relação ao concorrente:

  •       Até 10 usuários gratuitos;
  •       Videoconferência;
  •       1 Grupo de toque;
  •       1 Autoatendimento;
  •       Links de 3CX Talk;
  •       WhatsApp, SMS e Chat Web;
  •       Apps para Android, iOS e Windows;
  •       Instância compartilhada na nuvem;
  •       0 BRL

Agora as pequenas empresas e startups de negócios podem utilizar uma solução gratuita de PABX em Nuvem que conta com as principais facilidades de um PABX tradicional e muita tecnologia de comunicação unificada para impulsionar o seu negócio para o próximo nível!

 

Contrate os serviços de PABX em nuvem da Agivox

A Agivox é uma empresa que visa oferecer soluções integradas de TI, especializada em consultoria, gestão, serviços de tecnologia, infraestrutura e outsourcing, buscamos atender nossos clientes de forma profissional e consultiva.

Constituída por qualificados profissionais em TI com larga experiência no mercado corporativo.

Caso precise de um orçamento de PABX em nuvem, estamos à disposição para atender sua empresa. Clique aqui e solicite um orçamento.